Ebooks - N

Novelas do Minho, Camilo Castelo Branco

Conjunto de novelas camilianas influenciadas pela escola realista que, como o título indica, situam-se na região do Minho. Publicadas em Lisboa entre os anos de 1875 e 1877, as Novelas do Minho de Camilo Castelo Branco são o que ele chama de “biografias enoveladas”. Nelas, o autor fala-nos da humanidade que povoava os lugarejos mais escondidos da geografia minhota, mostrando um profundo conhecimento da realidade desta região. As Novelas do Minho apresentam-se como obra de transição, já influenciada pelo Naturalismo. Composta por oito histórias – Gracejos que matam (1875), O comendador (1876), O cego de Landim (1876), A morgada de Romariz (1876), O filho natural (1876), Maria Moisés (1877), O degredado (1877) e A viúva do enforcado (1877) embora as últimas três, pelo tamanho e pela popularidade tenham sido posteriormente publicadas como livros isolados.


Novos Contos da Montanha, Miguel Torga

Esta obra retrata a dureza do mundo rural português recorrendo a uma linguagem simples mas cuidada. 
Histórias que giram em torno de personagens duras e terrosas que têm como cenário de fundo a paisagem transmontana, que ilustram o confronto do homem contra as leis divinas e terrestres que o aprisionam.
Excerto: 
«Na tua ideia, o que escrevo, como por exemplo estas histórias, é para te regalar e, se possível for, comover. Mas quero que saibas que ousei partir desse regalo e dessa comoção para te responsabilizar na salvação da casa que, por arder, te deslumbra os sentidos» 



Sem comentários:

Enviar um comentário