Ebooks - V

Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett

A famosa e verídica história da viagem do escritor Almeida Garrett rumo a Santarém para uns dias de descanso na casa do seu amigo, Passos Manuel. Enquanto viaja, também a sua mente vagueia pelo passado, pelo presente e pelo futuro, fazendo descrições de sítios e lugares que hoje já não se descobrem, ao mesmo tempo que analisa o Portugal dos inícios de mil e oitocentos. Análise essa que acaba por se cruzar com a história trágico-romântica da “menina dos rouxinóis”. Considerado como o ponto mais alto da prosa de Almeida Garrett, é o livro que inaugurou um género completamente novo na literatura portuguesa e que viria a tornar-se corrente nos dias de hoje: o Romance Histórico, oscilando entre a narração de factos histórico-verídicos e situações ficcionais. 



Viriato, Romance Épico, Teófilo Braga

A epopeia de Viriato, o herói celtibero lusitano que unificou as várias tribos lusas em luta contra o domínio romano da península ibérica.
Hábil guerreiro e estratega, foi visto pelas várias tribos lusas como libertador e foi reconhecido como sendo digno de receber a Víria: o Colar dos Três Crescentes, que fez dele líder e rei dos povos da Lusónia (Lusitânia era o nome Romano). Foi o mais feroz adversário que as legiões romanas enfrentaram na conquista da península Hispânica, derrotando-os em várias batalhas com os seus batalhões de lusitanos e  gallaeci (galegos) o que lhe valeu o título dados pelos inimigos de “regnator Hiberae magnanimus terrae”, o mais magnânimo dos reis da terra Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário